Wandinha: 7 curiosidades sobre a 2ª temporada que deixam a série ainda melhor
A segunda temporada de Wandinha estreou na Netflix no dia 6 de agosto, trazendo de volta a atriz Jenna Ortega (A Garota de Miller) no papel da icônica filha da família Addams, que agora retorna à Escola Nunca Mais, enfrentando mais perigos e situações inusitadas. Com novos personagens, mistérios inéditos e surpresas que vão deixar os fãs ainda mais envolvidos com a trama, a nova leva de episódios ainda traz detalhes que podem passar despercebidos pela maioria dos espectadores.
Se você é fã do seriado gótico e quer saber mais detalhes da nova season, o confira a seguir esta lista de sete curiosidades que revelam detalhes de bastidores, novidades sobre o elenco, easter eggs e segredos da produção. Vale explicar que a matéria foi feita a partir de um material de divulgação da Netflix com entrevistas com supervisor de VFX, Tom Turnbull e do diretor de arte, Mark Scruton.
🎬 Aplicativos para assistir a filmes e séries grátis da Netflix valem a pena?
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
A Família Addams completa ganha mais destaque na segunda temporada de Wandinha
Divulgação/Netflix
📝 Como usar os 7 dias grátis da Netflix? Veja no fórum do TechTudo
Nessa lista do TechTudo, você encontrará as seguintes curiosidades:
Efeitos visuais foram usados apenas quando as cenas não funcionavam na prática
As novas criaturas são assustadoras e cômicas
Ator de Mãozinha tem o corpo removido digitalmente
Foi preciso cavar um fosso para a Torre do Relógio
O dormitório Calibã foi inspirado em A Tempestade, de Shakespeare
A decoração da casa de Mortícia traz easter eggs
As gárgulas do novo pátio da Escola Nunca Mais escondem rostos de personagens
1. Efeitos visuais foram usados apenas quando as cenas não funcionavam na prática
Segundo o supervisor de VFX, Tom Turnbull, a produção da série optou por sempre tentar resolver tudo de forma prática no set. No entanto, quando isso não era possível de se realizar de maneira física, como explosões grandes ou cenários em escala impossível, por exemplo, o uso de efeitos visuais era a escolha certeira no momento. “O limite é quando não conseguimos encontrar uma maneira de fazer algo. […] Sempre vamos até o máximo que podemos com efeitos práticos, e só então intervimos e damos continuidade”, afirma ele.
Os efeitos visuais da série de mistério e fantasia são um dos pontos altos da obra
Divulgação/Netflix
2. As novas criaturas são assustadoras e cômicas
Nesta nova temporada, os efeitos visuais cresceram em larga escala, com destaque especialmente para a criação das criaturas, que trazem o tom da série. De acordo com Turnbull, “[…] temos que fazer com que esse monstro também funcione de outras formas”, isto é, além de precisarem se encaixar como monstruosas, ao mesmo tempo, elas têm que ser um pouco engraçadas e até mesmo exageradas também, visto que essa foi a estética escolhida para se adequar ao estilo de Tim Burton, que dirige alguns dos episódios da obra.
As criaturas monstruosas são as que mais se destacam com o uso de efeitos visuais
Divulgação/Netflix
3. Ator de Mãozinha tem o corpo removido digitalmente
Considerado um dos personagens mais queridos da série, o Mãozinha é interpretado pelo ator romeno Victor Dorobantu, em sua estreia na televisão. Ele atuou de corpo inteiro em um traje azul, mas apenas a mão permanece na cena, já que a equipe remove digitalmente o resto, recriando os cenários ao fundo. Turnbull destaca ainda que “um dos charmes do Mãozinha é que todo mundo sabe como fazemos. Não é segredo. […] Os detalhes estão em como você entrega isso: é aí que está a mágica.”
O Mãozinha é interpretado pelo ator romeno Victor Dorobantu
Divulgação/Netflix
4. Foi preciso cavar um fosso para a Torre do Relógio
Considerado um dos maiores cenários da segunda temporada de Wandinha, a Torre do Relógio Iago em seu ambiente interno tinha quatro andares e um elevador funcional. Por conta dessa dimensão enorme, não havia nenhum estúdio que comportasse a sua altura e, “então, acabamos cavando um fosso de 2,4 metros de profundidade no meio do estúdio. Ele teve que ser reforçado com concreto para suportar o poço do elevador e a altura total do cenário”, relatou Mark Scruton, o diretor de arte da série.
Vale destacar ainda que esse processo levou meses para ser, de fato, realizado, e exigiu centenas de profissionais de arte, engenharia e carpintaria durante o processo, visto que era um cenário repleto de detalhes e com muita robustez.
A Torre do Relógio é considerada um dos maiores cenários da segunda temporada de Wandinha
Divulgação/Netflix
5. O dormitório Calibã foi inspirado em A Tempestade, de Shakespeare
Os jovens Feioso e Eugene ficam nesse dormitório, que, inclusive, foi criado com base no próprio personagem Calibã. O design do cômodo inclui inscrições com versos da peça teatral A Tempestade, do dramaturgo inglês William Shakespeare, (“Não tenhais medo. A Ilha é cheia de ruídos, sons e doces brisas que dão prazer e não fazem mal”), além de uma lareira que remete à sua caverna. Com direito a elementos sombrios e lúdicos, a ambientação do local traz novamente a estética gótica da série e “tudo se encaixa arquitetonicamente e também remete a algumas das locações romenas que usamos na 1ª temporada”, completa Mark Scruton.
Wandinha – 2 Temporada
Reprodução/IMDb
6. A decoração da casa de Mortícia traz easter eggs
Anteriormente conhecida como residência Rotwood, a casa agora ocupada pela família Addams foi adaptada ao estilo da Mortícia. A decoração traz elementos da natureza que compõem grande parte do espaço, além de tons de vermelho profundo. No entanto, a casa inteira está repleta de easter eggs que só os mais atentos perceberão, como afirma Scruton, já que “se você observar atentamente, encontrará referências à série de TV dos anos 1960, como uma cabeça encolhida que pode parecer estranhamente familiar e uma tartaruga que também remete ao original.”
Outra curiosidade a respeito da decoração da casa é a presença até mesmo dos desenhos originais de Charles Addams, como a tartaruga e o urso de pelúcia. Tudo isso, claro, seguindo o clássico estilo da família gótica e estranha.
A personagem Mortícia traz um estilo único à antiga residência Rotwood
Reprodução/Netflix
7. As gárgulas do novo pátio da Escola Nunca Mais escondem rostos de personagens
Após o antigo pátio ter sido destruído na primeira temporada, a produção criou um novo espaço, agora chamado de Link. Ainda seguindo o estilo arquitetônico do Castelo de Cantacuzino, uma das locações originais da série na Romênia, o pátio recebe novas gárgulas exclusivas, sendo muitas delas com rostos inspirados em personagens da própria série e que, segundo Scrunton, foram “cuidadosamente preservados e escondidos nas sombras”. É um detalhe discreto, mas que recompensa o olhar atento dos fãs mais atentos.
As gárgulas do novo pátio da Escola Nunca Mais escondem muito mais do que uma aparência assustadora
Divulgação/Netflix
Com informações de Netflix
📽️Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix
Saiba Mais
Initial plugin text